sábado, 10 de outubro de 2015

Refugiados sírios: um problema que não é de hoje

Correu pelo mundo, há um tempo atrás, a imagem de uma criança síria morta em uma praia turca. A imagem chocou o mundo, fazendo várias pessoas se interessarem pelo assunto. Fato é, esta criança não foi a primeira, muito menos a última a morrer. Então por que só agora as pessoas pararam um pouco para pensar a respeito?

Antes de tudo, é bom saber um pouco da história por trás destes refugiados. Primeiro, vamos visitar um pouco o dicionário. O que é um refugiado? 


"Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo."


É uma história longa... Em guerra civil desde 2011, a Síria vive um momento crítico, e isso tem levado milhares de pessoas a sair do país, temendo o aumento da violência e das mortes. Outro agravante é o fato de que o grupo terrorista Estado Islâmico (também chamado de Isis) está invadindo localidades no país, aterrorizando a população. Com isso, milhares de pessoas têm buscado fugir para países da Europa. 

Devido às condições precárias para a saída deles da Síria, muitos têm morrido, principalmente por afogamentos, mas também por fome, sede e necessidades em geral. 

Ou seja, com tudo isso acontecendo e mais essa foto de uma criança morta a mídia tem a fórmula perfeita para ganhar dinheiro: divulga a foto, todo mundo se choca e sai comentando. Pois é, pena que o mundo mais uma vez está fechando os olhos à guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário